Autor: Maria Zilles Magno Nunes
Ano de Publicação: 2015
Número de páginas: 175
O começo de Porto Novo: uma colônia para teuto-católicos no processo de expansão colonial no sul brasileiro (1912 - 1933).
Sinopse:
A busca por melhores meios de vida move o homem desde tempos remotos. E o caminho é permeado por dúvidas e inseguranças, inerentes ao desconhecido.
Os imigrantes alemães do sul do Brasil, reunidos em associações, procuraram estabelecer formas de auxílio mútuo para alavancar seu desenvolvimento econômico e social além de cultivar suas tradições culturais e religiosas.
Quando a falta de áreas agricultáveis na região das antigas colônias alemãs do Rio Grande do Sul (São Leopoldo, Novo Hamburgo e adjacências) parece tornar-se um grande problema, aventa-se a possibilidade de criar-se uma nova colônia, nas terras de matas virgens do Estado de Santa Catarina, dirigida aos descendentes de alemães, de religião católica.
Com aparente sucesso inicial, o sonho da colônia homogênea passou a sofrer concorrência empresarial, rivalidades internas e pressão por parte do governo brasileiro, obrigando ajustes e adaptações ao projeto destinado exclusivamente para alemães católicos.
O livro, com riqueza de informações, permite conhecer o processo de formação dessa colônia única dentro do seu contexto histórico.