Organizadores: Leandro Mayer, Eduardo Guarienti, Neiva Andrea Klagenberg e Cecília Werner Kummer
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 164
Sinopse:
Esta obra surge numa ocasião muito importante. Além de registrar os 80 anos da escola São Vicente, marca 80 anos da instalação das Irmãs da Divina Providência na Colônia Porto Novo, hoje Itapiranga.
As Irmãs da Divina Providência tiveram contribuição determinante no desenvolvimento e progresso da região. Desassistida à época, atuaram de maneira essencial em duas frentes: na educacional e na saúde. Surgem, assim, duas estruturas que até hoje são referência em Itapiranga: a Escola São Vicente (inicialmente Frei Rogério) e o Hospital e Maternidade Sagrada Família (atualmente dirigido por equipe de médicos). Portanto, esta obra, acima de tudo, era uma “dívida” que Itapiranga tinha com as Irmãs da Divina Providência.
OITENTA ANOS DA ESCOLA SÃO VICENTE (1938-2018) será uma contribuição importante para a historiografia. Reúne textos, relatos e depoimentos de pessoas que ativamente participaram da trajetória da escola, protagonistas de “uma história de vida”, assim como sugere o título do livro.